O encontro abordou a temática de investimentos de impacto, trazendo palestras e debates pautados pelo mercado e ecossistema de inovação gaúchos.
Com o objetivo de impulsionar a transição para uma economia de impacto, promovendo uma cadeia econômica mais consciente e orientada para os impactos sociais e ambientais, o Banrisul patrocinou o evento Impacta Mais, que aconteceu nesta quarta-feira (04), na Sede Porto Alegre da UNISINOS. Representando o Banco, o superintendente da Unidade de Relações com Investidores, Nathan Meneguzzi, integrou o painel O papel das Finanças para uma Economia de Impacto, que também contou com a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Junior; a mediação ficou a cargo da economista Dirlene Silva.
Nathan iniciou sua fala destacando a trajetória do Banrisul na área da sustentabilidade, tema presente nas operações da instituição desde 2012. “Mais recentemente, em 2022, tornamos o Banco carbono neutro em relação às emissões diretas do ano de 2021, e assim seguimos. Além disso, em 2023, também houve um progresso no que diz respeito à matriz energética da companhia, que passou a consumir energia limpa e renovável oriunda de mercado livre”, relatou.
O executivo salientou, ainda, que o Banco permanece comprometido com a integração da sustentabilidade em sua estratégia de negócio. “Algumas das frentes que atuamos ao longo de 2024 envolveram a gestão de indicadores de sustentabilidade, bem como acompanhamento e mensuração de nossa carteira sustentável. Em termos de produtos de crédito, oferecemos diversas opções alinhadas à sustentabilidade, como linhas de financiamento para aquisição de energia solar, eólica, captação de água, agro sustentável, entre outros projetos relacionados”, frisou.
Ao ser questionado sobre como o Banrisul enxerga a conexão entre setores público e privado, Meneguzzi afirmou que a instituição vê com bons olhos essa aproximação e citou o lançamento, em 2023, de um edital de inovação do Banrisul voltado a fomentar exclusivamente negócios de impacto ambiental. “Foram 43 empresas inscritas e 21 selecionadas. Uma iniciativa que permitiu a liberação de R$ 15 milhões para contribuir muito com o desenvolvimento de startups, além de incentivar empreendedores com bons projetos de pegada sustentável”, apontou. O superintendente também ressaltou o protagonismo da instituição nas ações de apoio a recuperação do Estado diante da tragédia climática de 2024, com o direcionamento de recursos para a retomada de negócios, principalmente por meio do programa Reconstruir RS, lançado pelo Governo Estadual; e dos R$ 25 milhões destinados para o fomento do setor cultural e recuperação do patrimônio atingido.
Por fim, Nathan Meneguzzi convidou os presentes a conhecerem a Banrieduca, plataforma online aberta de educação financeira lançada recentemente. A iniciativa do Banco busca despertar a consciência econômica na sociedade disponibilizando gratuitamente capacitações sobre planejamento de gastos, reserva de emergência, dívidas e financiamentos, entre outros.
O Impacta Mais foi promovido pelo Impact Hub Porto Alegre, organização que busca conectar empreendedores, startups, investidores e o poder público, criando soluções que gerem impacto social, ambiental e econômico. Mais informações em portoalegre.impacthub.net.
Legenda da foto: Superintendente Nathan Meneguzzi participou de painel sobre Economia de Impacto.
Assessoria de Imprensa Banrisul