A distinção foi concedida ao Banrisul devido ao apoio ao Instituto em momentos de dificuldade.
O superintendente de Arquitetura Computacional do Banrisul, José Luis Andrade, foi homenageado com a medalha Edmond Locard durante o I Seminário Estadual de Perícia Criminal, que aconteceu no dia 12 de dezembro, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.
A honraria, entregue pela diretora-geral do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS), Marguet Mittmann, reconhece personalidades que contribuem significativamente para a causa criminal, para a integração e para o fortalecimento das instituições ligadas à justiça e à segurança pública. No mesmo dia, o governador Eduardo Leite e o vice-governador Gabriel Souza receberam a honraria no Palácio Piratini.
A distinção foi concedida ao Banrisul devido ao apoio ao Instituto em momentos de dificuldade, como no incêndio de grandes proporções que atingiu o prédio da Secretaria de Segurança Pública, em Porto Alegre, em julho de 2021, e nos episódios de enchentes que assolaram o Estado em setembro de 2023 e maio de 2024.
Andrade destacou que a parceria com órgãos do Estado é fundamental para o Banrisul. “Apoiar o Rio Grande do Sul faz parte da missão do Banco de promover o desenvolvimento econômico e social da comunidade gaúcha. Auxiliar com tecnologias e assessorar técnicos alinha-se com o nosso propósito de fortalecer o Estado”, destacou o executivo.
A Medalha Edmond Locard, que leva o nome de um dos fundadores da criminologia moderna, simboliza a excelência e o comprometimento no combate ao crime e na busca pela justiça. Edmond Locard foi um pioneiro da Ciência Forense, conhecido também como o Sherlock Holmes da França. O especialista formulou o princípio básico de ciência forense: 'todo contato deixa uma marca', que ficou conhecido como o princípio de Troca de Locard.
Legenda da imagem: O superintendente do Banrisul, José Luis Andrade, recebendo a medalha Edmond Locard. Foto: Sofia Villela/Ascom IGP.
Assessoria de Imprensa Banrisul